Idosos e animais, duas realidades, duas formas de vida diferentes mas que afinal não são mais do que Mundos Cruzados.

Alma e Sentimento...um retorno à eterna inocência!

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Primeiro dia de Voluntariado...

Hoje foi o primeiro dia de voluntariado do grupo. Chegamos às instalações da Cruzada e fomos logo separados em dois grupos. Dois membros iriam com uma funcionária para uma casa, fazendo apoio ao domicílio e outros dois membros para casa de outro beneficiário com outra funcionária.
As tarefas nas habitações cingiram-se principalmente à limpeza destas, onde além de cada um ter o seu papel, como aspirar, fazer a cama, limpar o pó, tinha como objectivo conversar com o beneficiário, ambos muito simpáticos, e conseguir informações relevantes para o nosso projecto. Apesar da ajuda das funcionárias nas suas casas, sempre que estas lá vão trazem como que uma nova luz, recheada de alegria e boa disposição criando um sorriso na cara destes idosos.
Mas existe algo que estes não conseguem camuflar. O seu olhar triste e cansado, a dificuldade de conversar e entrar em contacto, devido a muitas vezes estarem excluídos da própria família. Criam uma barreira invisível, uma parede criada de muitas desilusões e tristezas mas que com o passar do tempo vai-se quebrando e tornando-se cada vez menor.
A conclusão que podemos tirar deste dia é que pela primeira vez entramos em contacto com uma realidade que para nós, apesar de a pensarmos conhecer bem, não a conhecíamos de todo. A experiência é a única via para conseguir compreender tais realidades e isso é que nos torna mais fortes e capazes de conseguir ultrapassar os desafios da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário