Idosos e animais, duas realidades, duas formas de vida diferentes mas que afinal não são mais do que Mundos Cruzados.

Alma e Sentimento...um retorno à eterna inocência!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Notícias alarmantes

Nos últimos dias temos sido bombardeados com notícias muito alarmantes. Através dos jornais e das notícias transmitidas pela televisão chegam até nós os ecos de abandono e esquecimento a que os nossos idosos estão sujeitos.
A notícia do Correio da Manhã inicia-se desta forma: “O corpo de Augusta Duarte Martinho, que completava 96 anos no próximo dia 12, esteve nove anos no chão da cozinha do apartamento onde residia sozinha, na Rinchoa, Rio de Mouro, em Sintra.”
O Público relata que em Cantanhede um idoso esteve morto em casa durante 3 meses, até que os vizinhos alertaram as autoridades.  
Estas duas notícias têm invadido as nossas casas nos últimos dias, vêm relatadas em todos os jornais, passam em todos os canais televisivos e deixara-nos chocados. Como é que é possível passar tanto tempo e ninguém se preocupar com o desaparecimento destas pessoas? Pior como é que elas desapareceram e ninguém se apercebeu?
Estas situações mostram-nos a importância que é dada aos mais velhos no nosso país. Se em algumas culturas eles são vistos como pessoas sábias, com muito experiência e são alvo de um enorme respeito. Na nossa sociedade são pura e simplesmente esquecidos!
Esta realidade é muito triste e deixa-nos desolados. Duas pessoas morreram e ninguém sentiu a sua falta, ninguém foi à sua procura, eles morreram completamente sozinhos.
É uma situação desoladora e assustadora, que nós mostra que é necessário alterar a nossa mentalidade, começar a dar mais importância aos idosos do nosso país, porque se a situação continuar sem alterações, um dia seremos nós os idosos a ser encontrados completamente sozinhos e esquecidos.

Se quiserem ler as notícias do Correio da Manhã e do Público a que nos referimos, cliquem nos seguintes sites:


http://www.publico.pt/Sociedade/cantanhede-homem-estava-morto-em-casa-ha-tres-meses-nao-ha-suspeita-de-crime_1479983

Um comentário:

  1. Estas notícias retratam bem a realidade do nosso país. Somos um país que chegando a uma altura, põe de parte aqueles que julgam já não servir para nada. Como é possível alguém ser esquecido durante nove anos?? É algo que faz arrepiar, que nos remete o para o que essa idosa sentiu no momento da morta, sem ter ninguém a seu lado, ninguém a quem agarrar a mão, ninguém que a conforta-se e lhe dissesse que tudo iria ficar bem. Mas afinal quem somos? Supostamente vivemos no século XXI e não seria isto sinónimo de evolução principalmente social ? É que o mais engraçado antigamente parecia que estávamos bem mais evoluídos, pois tal como diz o texto, os idosos eram vistos como sábios e fonte de experiências fantásticas.
    Enfim, um realidade incompreensível e simplesmente desumana em que vivem muitos idosos deste país.
    Parabéns pelo texto!!

    ResponderExcluir