Idosos e animais, duas realidades, duas formas de vida diferentes mas que afinal não são mais do que Mundos Cruzados.

Alma e Sentimento...um retorno à eterna inocência!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Balanço...

Apesar de colocarmos sempre que fazemos uma tarde de voluntariado, uma síntese sobre aquilo que fizemos, achamos que está na altura de fazer um balanço sobre como tem sido o nosso projecto de voluntariado na Cruzada Bem Fazer da Paz.
Entramos na vida daqueles jovens idosos, sem pedirmos, deixando de lado a vergonha ou qualquer outro sentimento negativo. Íamos decididos a fazer um marco na vida deles, tentando combater o isolamento em que vivem, tentando vencer a solidão com a ajuda deles na expectativa de que sairíamos vencedores na maior das facilidades.
Mas isso não aconteceu. A realidade é mais dura do que possamos pensar. Alguns desses idosos não querem ser ajudados, ou porque acham que não somos capazes ou porque acham que eles é que já não valem a pena.
Os progressos têm sido grandes apesar de termos começado há relativamente pouco tempo e tendo em conta que não temos qualquer experiência no ramo. A verdade é que há certos utentes aos quais nos começamos a afeiçoar, eles são tema de conversa na escola, no grupo, em casa e até com desconhecidos. Ouvimos histórias fantásticas, de saberes antigos, de experiências incríveis e de vidas que agora são postas completamente de parte da sociedade. Chegado o dia de voluntariado, o nosso maior desejo é que a manhã passe rápido, para chegar a tarde e irmos novamente para junto daqueles que estão a começar a abrir os seus corações.
Apesar de no início ter sido um pouco difícil, neste momento o trabalho tem sido bastante gratificante para todo o grupo, pois a partilha é intensa e as realidades com que temos contacto são bastante mais complexas do que pensávamos.
No entanto conseguimos concluir que mesmo não tendo experiência, o que conta é a disponibilidade e a forma como nos entregamos a este trabalho que por um lado nos consome mas que por outro nos dá em dobro a simpatia e o agradecimento de quem mais precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário