Idosos e animais, duas realidades, duas formas de vida diferentes mas que afinal não são mais do que Mundos Cruzados.

Alma e Sentimento...um retorno à eterna inocência!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Solução dupla...

"Os estudos mais recentes têm demonstrado que existem vários benefícios dos animais de companhia no desenvolvimento psicológico, social e na qualidade de vida das pessoas. Verificaram-se níveis de solidão, depressão e ansiedade mais baixos em pessoas que possuíam animais de companhia.
A solidão e o isolamento social são outros problemas que têm vindo a crescer na nossa sociedade. Basta pensar na quantidade de idosos que vivem sozinhos nas cidades e aldeias do nosso país. 

Muitos deles possuem pouco ou nenhum suporte social. Um grande número tem um cão ou um gato. Os animais tornam-se fiéis companheiros, dando maior alegria e um sentido a uma existência que nem sempre é colorida.
Alguns estudos indicam que a qualidade de vida do idoso aumenta, assim como a sua longevidade. A inserção de animais de companhia em lares tem proporcionado oportunidades para os idosos conversarem, recordarem outros tempos, assim como para a sua estimulação sensorial."


Autor: Dr. Hugo Jorge - Psicólogo

2 comentários:

  1. Olá Mundos Cruzados!
    Hoje em dia fala-se muito na solidão dos idosos e isso acontece porque se tem de correr e trabalhar o dia todo e não temos tempo para lhes fazer companhia por muito que se queria.
    Acho interessante a vossa escolha. Conheço uma senhora de idade que não se deixou abater pela solidão e adoptou uma gata e um cão para lhe fazerem companhia. Os filhos não podem estar sempre com ela porque estão a trabalhar e a lutar por uma vida melhor para eles e para os filhos deles. Ela com os animais que adoptou já não está sozinha e tem sempre algo que fazer, nem que seja dar de comer a um ou simplesmente atirar a bola ao outro numa brincadeira constante.
    Eu tento passar algum tempo com os meus pais, mas não o consigo fazer todos os dias, é impossível para mim.
    Está provado cientificamente que os animais estimulam a actividade dos mais velhos e acabam com muitas das depressões que são características nessa idade.
    Acho importante que jovens como vocês se preocupem com esse tipo de realidades.
    Um idoso pode estar sozinho mas se tiver um animal por perto essa solidão é reduzida, e por exemplo, um gato só precisa de uma caixa de areia e um pouco de amor e ele vai retribuir esse amor a dobar.
    Boa sorte para o vosso projecto!
    Maria

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Maria! Obrigada pelo seu comentário.
    Ficamos radiantes por ter compreendido o nosso tema, são muitos os pensam que estamos a comparar os idosos a animais. Tem toda a razão naquilo que afirmou, os animais são uma excelente companhia para os idosos e os idosos podem dar uma casa a um animal. Idosos e Animais são mundos que aparentemente parecem distantes mas que se completam.
    O ritmo de vida das pessoas, o facto de terem um trabalho, uma casa, filhos, (…) por vezes não lhes permite estar constantemente com os mais velhos, pelo que compreendemos a sua situação, e apesar de não conseguir estar com os seus pais todos os dias, está com eles sempre que pode e isso é de louvar.
    Mais uma vez obrigada pelo seu comentário, vá passando pelo nosso blog, nós vamos actualizando aquilo que fazemos.

    Atentamente,
    Mundos Cruzados

    ResponderExcluir