Éramos jovens, inexperientes e sem qualquer conhecimento de causa. No seio do grupo nasceu a vontade ambiciosa de criar um projecto diferente e marcante. Animais. Idosos. Vontade e empenho não nos faltava mas havia algo que nos deixou durante algum tempo parados. O nome do nosso projecto. A grande questão pairava no ar, até que no meio do nada surgiu a hipótese de Mundos Cruzados.
Adoptámos logo como ponto de partida para o nosso projecto e tivemos a certeza que nenhum outro nome seria tão perfeito como este.
Aventurámos-nos no desconhecido e partimos em busca de alguém que nos abrisse a porta e nos deixasse entrar. A cruzada bem fazer da paz não hesitou. Mesmo sem nos conhecer deixou que fizéssemos parte do seu mundo e colocou-nos em pé de igualdade com todos os outros colaboradores não impondo qualquer restrição.
Desde Outubro até agora (Maio), passaram cerca de 7 meses. Nem demos conta e o que é mais engraçado é que parece que ainda foi ontem. Muitas experiências, muitas realidades, muitas tarefas, muitos desafios que não podemos negar. Foram ultrapassados por todos nós. Não nos arrependemos das tardes livres em que lá estivemos, chuva ou sol, a visitar os nossos amigos e trazer para casa as suas histórias boas e menos boas. Olhámos para trás e vemos um rasto de bons momentos que sem dúvida irão para sempre marcar as nossas vidas! Mas também olhámos para a frente e vemos um enorme caminho por percorrer e desbravar.
Não podíamos sentir-nos mais realizados do que já estamos. Conseguimos mudar um pouco a realidade destes idosos esquecidos pela sociedade e ainda conseguimos levar o nome da cruzada e do nosso projecto à Universidade Católica onde toda a gente pôde ficar a conhecê-lo.
Neste momento as aulas estão no "sprint" final e com isto aproxima-se também o fim do nosso projecto! Sim, é complicado ver acabar algo que desde há muito tempo fazia parte da nossa rotina. É tirar algo que já faz parte das nossas vidas.
Mas há algo que acaba sempre por prevalecer. O sentimento de que pelo menos fizemos tudo o que podíamos e que aqueles com quem acabámos por partilhar as nossas vidas nunca, mas nunca nos irão esquecer!
Ainda não terminámos a nossa cruzada, ainda existem mais dias de voluntariado que hão-de vir nas próximas duas semanas e que continuaremos a partilhar com todos estas experiências cada vez mais enriquecedoras!
Nenhum comentário:
Postar um comentário