Idosos e animais, duas realidades, duas formas de vida diferentes mas que afinal não são mais do que Mundos Cruzados.

Alma e Sentimento...um retorno à eterna inocência!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Sociedade Protectora dos Animais

Hoje o nosso grupo viveu mais uma aventura inesquecível. O nosso destino foi a Sociedade Protectora dos Animais no Porto, onde visitamos os animais abandonados acolhidos por esta associação. Ficamos completamente chocados com o elevado número de animais que a SPA acolhe, tem dezenas de animais, cerca de 800 cães e gatos vivem nesta instituição. É um número tão elevado que nos deixou surpreendidos, já esperávamos um número elevado mas nunca nos passou pela cabeça que pudessem ser tantos animais.  A SPA localiza-se nas instalações do antigo Matadouro da Corujeira, uma situação provisória enquanto não são criadas novas instalações para receberem estes animais. Fomos recebidos pela encarregada da associação, uma senhora bastante simpática, que nos mostrou todos os animais e nos contou algumas histórias sobre situações que aconteceram entre ela e os animais da associação. Um dos cães da SPA fez a visita connosco, foi abandonado e quando foi acolhido pela SPA adoptou a nossa “guia” e agora segue-a por todo o lado, não a deixa sozinha nem por um segundo.
A reacção dos animais foi a mesma que observamos no Centro de Reabilitação Animal, todos eles nos receberam calorosamente, com vários latidos e caudas a abanar. Até os gatos, que são animais mais independentes, ronronaram e pediram a nossa atenção. Entramos numa das jaulas com cães mais pequeninos e fomos recebidos com uma enorme euforia, três cachorros adoráveis ficaram radiantes com a nossa presença, abanavam a cauda, davam lambidelas e saltavam à nossa volta, como se dissessem: “Olá, levas-me contigo?”
Custou-nos imenso vir embora e deixar para trás aqueles seres adoráveis.
Nesta visita as emoções voltaram a falar mais alto, todos aqueles animais foram abandonados por alguém cruel que não soube dar-lhes aquilo que eles mereciam. Todos aqueles animais podiam ter uma casa e alguém com quem contar, no entanto, estão ali e apesar de poderem contar com todos os membros da associação, continuam a não ter uma casa e a atenção que merecem.
O ideal era que todos esses animais pudessem ter uma segunda oportunidade, uma nova casa, pelo que voltamos a reforçar o nosso apelo: adoptem um animal e ajudem as associações que tentam tornar a vida de um animal abandonado um pouco melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário